Marcando o encerramento dos trabalhos da reunião anual do Conselho Nacional de Dirigentes da ASNAB, foi entregue à presidência da Conab um ofício com 16 pontos considerados prioritários pelos dirigentes da associação.

O documento trata de pontos que foram discutidos durante o encontro de dirigentes, entre eles, a criação da comissão que trabalhará em uma solução para a assistência à saúde dos empregados da Conab e a suspensão da resolução que trata do desligamento de empregados com 75 anos ou mais.

Um dos itens do ofício também solicita a criação de um grupo de trabalho para corrigir as tabelas salariais, com o objetivo de tornar os concursos públicos de seleção para a Conab mais atrativos. Ainda sobre a chegada de novos trabalhadores, o documento pede a criação de um grupo que trabalhe a transferência de conhecimento dos empregados mais experientes para os mais novos.

O ofício pede ainda a análise a respeito da criação de um programa de gestão de conhecimento e de preparação para a aposentadoria e de um programa de melhoria do clima organizacional.

Além de questões ligadas diretamente aos empregados, como extensão do direito à AAPP aos empregados que foram contratados após abril de 2016, pagamento de auxílio-funeral àqueles que tiveram o benefício negado entre novembro de 2020 e a assinatura dos ACTs 2019-2021 e 2021-2023 e o cumprimento da norma de teletrabalho (modalidade entendida com essencial nos dias atuais), o documento também trata de pontos ligados à estrutura da Conab.

No ofício, os dirigentes pedem a elaboração de estudos para a reestruturação organizacional da estatal, contemplando novas funções, programas e políticas sociais e o aumento da participação da empresa em fóruns, eventos, feiras e congressos relacionados à agricultura, abastecimento e segurança alimentar.

O encerramento do evento contou com a presença dos diretores da Digep e Diafi, Lenildo e Rosa Neide, e do representante da Dipai, Eduardo Soares, momento em que informaram haver disponibilidade financeira para o pagamento dos valores retroativos referentes aos ACTs.

Quanto aos lançamentos na folha de pagamento, a Digep informou que está trabalhando com todas forças para que sejam pagos ainda na folha de maio. O diretor afirmou que está empenhado em encontrar solução para a assistência à saúde dos empregados da Conab, para a qual será constituída comissão paritária (empregador x empregados), após os primeiros estudos das áreas correlatas à matéria. Finalmente informou que estão sendo finalizadas as tratativas para realização de concurso público.